• Santa Catarina

  • Paraná

  • (47) 3308-5250 - Blumenau

  • (47) 3308-5250 - Chapecó

  • (41) 3272-1652 / (41) 99196-1348 - Curitiba

Chame no whatsapp
NOSSO NÚMERO (47) 3308-5250
ligamos para você
SOLICITE NOSSO CONTATO

Confira 5 aplicações de Retrofit

O emprego do Retrofit no setor industrial está conquistando espaço no mercado nacional e internacional por oferecer a possibilidade de melhorar máquinas e equipamentos com atualizações de sistemas, e ainda, substituição do modo analógico para o digital. As opções existentes são projetadas para atender diferentes segmentos produtivos, por isso, elencamos algumas das aplicações mais procuradas por fábricas e indústrias. Continue a leitura e conheça as vantagens de adotar a técnica.

Manutenção
19/01/2024

O emprego do Retrofit no setor industrial está conquistando espaço no mercado nacional e internacional por oferecer a possibilidade de melhorar máquinas e equipamentos com atualizações de sistemas, e ainda, substituição do modo analógico para o digital.

As opções existentes são projetadas para atender diferentes segmentos produtivos, por isso, elencamos algumas das aplicações mais procuradas por fábricas e indústrias. Continue a leitura e conheça as vantagens de adotar a técnica.

O que é Retrofit e qual o objetivo?

Inicialmente é preciso esclarecer que Retrofit é um termo utilizado para indicar modernização ou atualização em sistemas, máquinas, entre outros produtos. Por isso, o emprego dessa técnica em máquinas e equipamentos industriais significa avaliar e diagnosticar a condição do aparelho, para melhorar a performance em termos produtivos.

Um exemplo prático são máquinas e programas que saíram de linha. Caso exista a opção de adaptar conectores nos dispositivos mais antigos, as informações serão compartilhadas e não será necessário adquirir um novo equipamento. Ou seja, é importante considerar produtos e fabricantes que tenham planejamento de continuidade, de modo a evitar despesas adicionais mais altas.

Desse modo, o objetivo do Retrofit é reformar estruturas mecânicas, trocar ou ainda, substituir peças de um sistema, de modo a estender consideravelmente a vida útil do equipamento. Vale reforçar que o procedimento é considerado prático e eficiente, por isso, a adesão de vários setores econômicos.

Quais as aplicações mais solicitadas para Retrofit?

Quais as aplicações mais solicitadas para Retrofit?

É importante destacar que o procedimento de Retrofit ganhou popularidade pelos resultados obtidos em empresas da indústria de transformação. Esses negócios utilizam uma série de equipamentos específicos, com alto custo e que com a otimização do sistema, comprovaram a redução nos custos operacionais e aproveitamento de máquinas que antes seriam inutilizadas.

Com esse entendimento, elencamos algumas aplicações de Retrofit que comprovaram os benefícios do processo, os resultados positivos no desempenho do maquinário e a redução de custos mensais.

1. Indústria de transformação

A utilização de novas tecnologias na área industrial é uma realidade que precisa ser acompanhada pelos empreendimentos em geral. Por isso, a possibilidade de atualizar alguns sistemas, impacta na produtividade mantida, diminuição de riscos aos operadores, e ainda, economia de recursos.

Sendo assim, o Retrofit já é implementado em vários segmentos produtivos, entre eles: indústria alimentícia, metalúrgica, siderúrgica, têxtil, petroquímica, química, etc.

2. Construção civil

O processo de Retrofit demonstrou um alto índice de eficiência na reforma de edifícios históricos, armazéns, fábricas e ainda, residências. Para o setor de construção civil foi uma oportunidade de aplicar materiais e técnicas sustentáveis.

3. Instalações elétricas

Um dos pontos de maior atenção do setor empresarial deve ser a segurança e qualidade das instalações elétricas. Um sistema antigo ou desatualizado pode colocar em risco pessoas e equipamentos. Desse modo, existem procedimentos de Retrofit indicados para o setor.

Um exemplo é a instalação de painéis solares, que oferecem fonte de energia renovável, econômica e que reduz consideravelmente a pegada de carbono das edificações. Por esse motivo, investir no sistema é uma forma de economizar e tornar a empresa autossuficiente na geração e consumo de energia.

4. Sistemas de informática

As funcionalidades oferecidas pela Indústria 4.0 impulsionaram o setor em termos de produção, economia de insumos, eficiência energética, e ainda, monitoramento preventivo e em tempo real. Desse modo, os dispositivos digitais, como sensores e automação, são fundamentais para os empreendimentos que desejam acompanhar as atualizações do mercado.

5. Sistemas hidráulicos

Um dos recursos mais importantes para o planeta é a economia e uso racional da água. Por isso, o Retrofit pode ser aplicado na indústria, com captação pluvial, aparelhos que controlam o consumo, e melhorias no sistema, de modo geral.

Por último, mas não menos importante, a eficiência das aplicações de Retrofit são comprovadas na manutenção dos setores produtivos, já que o trabalho da equipe é otimizado e problemas pontuais são identificados e contornados no estágio inicial.

No blog da Elektra você encontra conteúdos importantes sobre o setor industrial. Acesse e fique atualizado sobre as tendências e os principais produtos do mercado nacional e internacional.

Postagens relacionadas:

Retrofit: saiba o que é

Continuar Lendo >

Qual é a importância da manutenção preventiva e preditiva para a indústria?

Continuar Lendo >

Manutenção industrial: entenda o que é e sua importância

Continuar Lendo >
categorias:
Inversores de frêquencia Ventiladores industriais Controle industrial Manutenção Notícias

Sede Santa Catarina

Rua Itajaí, 3255
Bairro Vorstadt - Blumenau/SC

(47) 3308-5250 - Blumenau
(47) 3308-5250 - Chapecó

[email protected]
[email protected]

Filial Paraná

Rua Edith de França Alves, 424
Bairro Santo Inácio - Curitiba/PR

(41) 3272-1652 - Curitiba
(41) 99196-1348 - Curitiba

[email protected]
[email protected]

Close Modal
Close Modal