O setor industrial apresenta uma série de particularidades, em termos de soluções para manutenção e reparo de maquinários. Um dos mais dinâmicos é o inversor de frequência, empregado em equipamentos como esteiras, transportadoras e rotuladoras. Além disso, o produto atende diversos aparelhos projetados com motores trifásicos. Sendo assim, vamos detalhar as características do produto e a diversidade de aplicações em sistemas industriais. Continue a leitura abaixo.
O setor industrial apresenta uma série de particularidades, em termos de soluções para manutenção e reparo de maquinários. Um dos mais dinâmicos é o inversor de frequência, empregado em equipamentos como esteiras, transportadoras e rotuladoras.
Além disso, o produto atende diversos aparelhos projetados com motores trifásicos. Sendo assim, vamos detalhar as características do produto e a diversidade de aplicações em sistemas industriais. Continue a leitura abaixo.
Em linhas gerais, um inversor de frequência é um dispositivo cujo objetivo é alterar a frequência e tensão no motor, de modo a alterar a velocidade, potência e o torque de um motor de indução. À título de contextualização, é semelhante a um nobreak de dupla conversão.
Vale destacar a semelhança entre os dois aparelhos, sendo que na primeira situação o princípio de uso é manter a saída de tensão e a frequência constante. Por outro lado, o inversor de frequência é caracterizado por acelerar ou desacelerar uma carga de motor de forma controlada. Sendo assim, o dispositivo se diferencia em termos de saída e de corrente máxima.
Uma informação relevante sobre esse inversor é que também pode ser empregado para controlar a velocidade de rotação dos motores assíncronos monofásicos, pois atua energizando a segunda fase, previamente gerada pelo capacitor.
Desse modo, o equipamento tem a função de alterar a velocidade de um motor, no modo estático, até a intensidade nominal necessária. Lembrando que essa condição significa ter um desempenho significativamente maior. Do mesmo modo, é possível controlar o sentido de rotação do maquinário.
São várias as vantagens de utilizar o inversor de frequência. Contudo, uma das mais relevantes para as empresas é a economia de energia elétrica. Isso é possível, pois quando o equipamento é aplicado em motores de ventiladores, bombas e torres de resfriamento, contribui com a redução de até 50%.
Outra vantagem do aparelho é quando usado em partidas e paradas controladas, já que evitam ocorrências de correntes ou choques mecânicos, em aplicações de alta inércia. Quando a partida é iniciada com um inversor, há uma redução significativa nos choques de corrente ou torque.
Do mesmo modo, ao ter esse aparelho em suas máquinas e equipamentos, é possível melhorar a qualidade da produção e da produtividade. Sendo assim, o investimento no produto oferece um retorno satisfatório, tendo em vista os benefícios de funcionamento e segurança dos motores.
Vale reforçar as opções de uso do inversor de frequência, tanto na indústria quanto em outras atividades empresariais. A seguir elencamos as aplicações mais comuns, acompanhe:
Existem diversas opções de operação dos inversores de frequência. Contudo, um dos mais comuns é o controle manual que requer um painel de controle. Desse modo, é necessário adquirir um dispositivo equipado com um display LCD monocromático e botões com as seguintes funções: iniciar, parar, aumentar, diminuir, inverter, escalonar e programar.
Outro modelo é o equipamento com controle manual ou automático, que utiliza controles externos com saída no terminal de controle. Aqui é importante destacar que o inversor conta com uma fonte de tensão própria para entradas digitais, facilitando o manuseio e operação do aparelho.
Em relação ao modelo automático, é preciso fazer a configuração para acessar todas as funções necessárias, entre elas: partida ou parada em qualquer direção, reversão, ativação de parada rápida, frequência fixa pré definida em qualquer direção, reinicialização por mau funcionamento, aumento ou redução de frequência, ativação de etapas, entre outras.
Como foi possível observar, o inversor de frequência é um equipamento fundamental nas atividades empresariais e industriais. Por isso, se você tem interesse em aumentar a performance do seu negócio, entre em contato com a Elektra.
Temos um portfólio com modelos para atender diversas demandas como: assistência técnica especializada e treinamento para funcionários. Acesse o link e saiba mais sobre as soluções disponíveis.
Rua Itajaí, 3255
Bairro Vorstadt - Blumenau/SC
(47) 3308-5250 - Blumenau
(47) 3308-5250 - Chapecó
Rua Edith de França Alves, 424
Bairro Santo Inácio - Curitiba/PR
(41) 3272-1652 - Curitiba
(41) 99196-1348 - Curitiba
Elektra Ltda | CNPJ: 11.051.258/0001-33