Quer entender quais são os impactos da Indústria 5.0? Então confira este artigo! Como bônus, tenha acesso a um material totalmente gratuito.
A incessante busca por ganhos de produtividade, associada ao uso de modernas tecnologias, é um dos pilares da indústria 4.0. Mas, a próxima fase – a Indústria 5.0 – já chegou e tem todas as características para completar a revolução.
Por muito tempo, achávamos que as tecnologias digitais iriam tomar o lugar das pessoas, substituindo-as. Mas a Indústria 5.0 surgiu para provar o contrário.
Quase 300 anos depois da Primeira Revolução Industrial, a quinta revolução trata de adicionar o toque humano às inovações trazidas pela Indústria 4.0. Estimulando o trabalho conjunto entre os indivíduos e os robôs.
Ficou interessado sobre o futuro dessa interação? Então, confira nosso artigo. Nele você irá entender mais sobre este conceito, como surgiu e como se aplica às indústrias.
E, ao final, você terá acesso a um material totalmente gratuito sobre o tema! Vale conferir!
Humanizar a corrida pela automação de processos industriais! Esse o grande propósito do conceito de Indústria 5.0, segundo artigo elaborado pelo Sebrae.
Cada vez mais presente no dia a dia de grandes empresas, este conceito faz referência ao processo de inserção do ser humano à automação de processos. O objetivo é a complementaridade entre ambos.
Baseado nesse conceito, pode-se dizer que a Indústria 5.0 representa uma evolução natural da Indústria 4.0.
Nela, as tecnologias continuarão associadas às tarefas burocráticas e repetitivas. O trabalho analítico e as questões mais complexas, por sua vez, ficam sob responsabilidade dos profissionais que possuem capacidades de criatividade e inovação.
Importante ressaltar que o movimento da Indústria 4.0 ainda está em andamento, como destacado neste artigo da FIA. Sendo um grande erro pensar que a tecnologia já evoluiu ao nível máximo.
Por isso, as máquinas e dispositivos ainda vão se tornar mais inteligentes, digitais e conectados.
Mas, com a Indústria 5.0, esses avanços serão combinados com a inteligência humana em operações mais colaborativas.
Como destacado anteriormente, o conceito de Indústria 5.0 nasceu para dar um toque humano às tecnologias e inovações trazidas pela Indústria 4.0. Abrindo caminho para a colaboração entre humanos e robôs.
Na 4ª revolução, o foco é voltado exclusivamente à automação e digitalização de processos. Já na Indústria 5.0, as pessoas estão no centro dos sistemas de produção, sendo aliadas das tecnologias.
A indústria 5.0 também possibilita o avanço da personalização. O conceito considera as necessidades individuais dos consumidores para a criação de produtos que atendam às demandas individuais.
Apesar das diferenças, pode-se destacar que a quinta revolução industrial representa uma evolução natural, passando de uma mentalidade tecnológica para uma abordagem mais holística.
Dessa forma, valorizando a resiliência, a sustentabilidade e principalmente as pessoas.
Apesar da linha tênue entre o potencial cognitivo das pessoas e o avanço dos robôs, a Indústria 5.0 ainda será dependente de uma série de inovações e tecnologias.
Essa interação resulta em algumas características bastante interessantes sobre como funciona a Indústria 5.0. Veja:
Por fim, a Indústria 5.0 preza pela inovação constante, com novas soluções, contribuindo com a competitividade no cenário global.
Com o avanço da Indústria 5.0, o cenário da indústria brasileira tem tudo para vivenciar a melhora da performance dos dispositivos. E, então, alavancar os resultados dentro do segmento.
Ainda assim, é válido reforçar que o principal diferencial da nova era da indústria está na reintrodução do elemento humano nos processos fabris, com foco na valorização dos conhecimentos adquiridos por eles.
E, para alcançar esse objetivo, a automação industrial terá grande participação, ao reunir o trabalhador e os sistemas ciberfísicos. Com destaque para os robôs colaborativos.
Neste caso, muitas são as soluções em automação que podem ser utilizadas por diferentes segmentos, caso dos equipamentos de instrumentação industrial, como:
Comuns em modernas indústrias, os diferentes tipos de medidores (de vazão, de nível, eletromagnético e térmico) possuem sensores que mensuram, com maior precisão, as atividades da linha produtiva.
Eles também são integrados a sistemas de controle e automação, permitindo todo o monitoramento e ajuste em tempo real das operações industriais.
As válvulas termostáticas são a escolha mais confiável para alcançar a máxima eficiência operacional e o melhor controle térmico possível. Elas proporcionam regulação proporcional da temperatura sem uso desnecessário de recursos.
São ideais para refrigeração, aquecimento e aplicações em meios agressivos.
Estes são dispositivos que possuem a capacidade de variar a frequência em motores elétricos, controlando a velocidade e o torque. O que resulta em economia de energia.
Além disso, os inversores de frequência têm a capacidade de desacelerar o motor no período de partida e parada do equipamento.
A Elektra comercializa as melhores peças e equipamentos para controle e automação industrial do mercado. Confira:
Como prometemos no início deste artigo, temos um material bônus totalmente gratuito para você.
Neste material, veja detalhes sobre a automação industrial e sua relação com a Indústria 5.0, assim como seus muitos benefícios para o setor.
Neste conteúdo, você irá conferir:
Então, não perca tempo. Baixe agora mesmo nosso material gratuito e saiba tudo sobre o mundo da automação industrial!
Rua Itajaí, 3255
Bairro Vorstadt - Blumenau/SC
(47) 3308-5250 - Blumenau
(47) 3308-5250 - Chapecó
Rua Edith de França Alves, 424
Bairro Santo Inácio - Curitiba/PR
(41) 3272-1652 - Curitiba
(41) 99196-1348 - Curitiba
Elektra Ltda | CNPJ: 11.051.258/0001-33