Bastante comum na indústria, a válvula solenoide possui muitas aplicações. Veja o que é esse equipamento e quais são os sistemas em que ele é mais utilizado.
Com muitos usos e com grande versatilidade, a válvula solenoide é aplicável em muitos segmentos dentro da indústria.
Entre eles, a área de refrigeração e o setor industrial, com certeza já ouviram falar nesse equipamento. Mas o que ele é? E quais são os principais usos?
Leia este artigo para entender mais sobre este dispositivo, os benefícios e as aplicações principais. Boa leitura!
Segundo dados analisados pelo Observatório Nacional da Indústria, ligado à CNI, o mercado brasileiro da Indústria 4.0 pode atingir US$ 5,62 bilhões em 2028.
E, muito dessas expectativas relacionam-se ao uso de sistemas digitais e maior interconexão entre máquinas.
Além disso, a válvula solenoide torna-se fundamental para a automação industrial. O uso dela permite fechar, dosar, distribuir ou misturar o fluxo de gás, líquido e óleo, garantindo controle ou proteção.
Logo, esse é um equipamento responsável pelo controle da passagem de fluídos e gases em diferentes sistemas. Para isso, o dispositivo é composto por dois componentes básicos:
Seu funcionamento é relativamente simples, sendo controlado por uma corrente elétrica que percorre uma bobina. Quando a bobina é energizada, um campo magnético é gerado, atraindo um êmbolo interno.
Assim, a ação irá abrir ou fechar a válvula solenoide. Ao desligar a corrente elétrica da bobina, ela retornará ao seu estado desenergizado.
Em equipamentos de atuação direta, o pistão abre e fecha diretamente um orifício dentro da válvula. Já na servoválvula, o pistão abre e fecha um orifício piloto. A pressão da entrada, que é conduzida através do orifício do piloto, abre e fecha a vedação da válvula.
As válvulas solenoides são aplicáveis em vários setores. Mas, como já destacamos, elas são usadas principalmente na automação industrial.
Confira a seguir dois exemplos de aplicação deste equipamento!
Na indústria química, o reservatório de amônia deve permanecer sempre sob determinado nível de líquido.
Uma válvula instalada na entrada deste sistema abrirá conforme o sensor de nível de amônia indicar uma mudança brusca, para mais ou menos.
Outra aplicação é sua utilização em instrumentos industriais conhecidos como trocadores de calor, responsáveis pelo aquecimento da água com vapor.
Na saída de água quente destes equipamentos está instalado um sensor de temperatura, que se comunica diretamente com um controlador de processos.
O último envia um sinal elétrico para acionar ou desligar o dispositivo, mandando o volume ideal de vapor ao sistema, conforme a demanda.
Vale complementar que estes equipamentos são aplicáveis para o controle de ar, vapor, óleo e gás. Consequentemente, podem ser aplicados em:
Além disso, a válvula solenoide também atua no controle de nível, temperatura e refrigeração.
Saiba mais: Quais setores a automação industrial beneficia?
Com experiência no segmento de instrumentos industriais, a Danfoss oferece uma válvulas solenoides de alto desempenho.
Disponíveis nas versões de comando direto, servo-operada e de abertura assistida, estes equipamentos são a forma mais fácil e econômica que sua indústria pode ter para controlar e regular fluidos e gases não inflamáveis.
As bobinas elétricas e os corpos de válvula solenoide da Danfoss são normalmente fornecidos separadamente e depois combinados. Mas, se necessário, as válvulas também estão disponíveis como unidades completas.
Comercializados pela Elektra, estes dispositivos são duráveis e possuem alta qualidade, independentemente do tipo ou aplicação a qual se submetem.
Então, conheça as soluções em controle e válvulas comercializadas pela Elektra e garanta a manutenção e operação de sua indústria!
Rua Itajaí, 3255
Bairro Vorstadt - Blumenau/SC
(47) 3308-5250 - Blumenau
(47) 3308-5250 - Chapecó
Rua Edith de França Alves, 424
Bairro Santo Inácio - Curitiba/PR
(41) 3272-1652 - Curitiba
(41) 99196-1348 - Curitiba
Elektra Ltda | CNPJ: 11.051.258/0001-33