Com tendência de crescimento para 2024, o panorama da automação industrial em empresas brasileiras é o melhor caminho para ajudar o setor a evoluir em diversas vertentes.
O setor industrial possui grande representatividade na economia nacional. Para 2024, a expectativa é que o segmento cresça 1,7%, segundo relatório divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Porém, a confirmação destas projeções depende cada vez mais da automação industrial.
A automação industrial tem o objetivo de tornar a cadeia produtiva mais eficiente. Assim, usa a tecnologia para controlar e automatizar a execução de diferentes tarefas, funções e mecanismos
Diante disso, o início do novo ano é o melhor momento para olhar para o panorama da automação no Brasil que certamente ajudará a definir o futuro das indústrias em 2024. Confira!
Antes de conhecer o panorama da automação dentro do ambiente industrial brasileiro, vale entender o que é esse processo tecnológico.
Basicamente, a automação industrial é baseada na implementação de recursos e dispositivos tecnológicos responsáveis por automatizar funções em diferentes segmentos que, antes, eram desempenhadas por humanos.
Ou seja, com o uso de sistemas automatizados e dispositivos inteligentes, a produção industrial vem atingindo níveis nunca antes observados. Entre eles, a produção acelerada, em larga escala e mais segura. Consequentemente, há:
Assim, com a automação industrial, as máquinas tomam decisões a partir de uma única automatização. Elas calculam, por exemplo, a própria data de manutenção ou dispositivos que identificam a temperatura ideal de equipamento, sem a necessidade da interação humana constante.
Além disso, o panorama mostra que as máquinas executam as mais diversas etapas do processo produtivo, incluindo embalagem, carga, descarga e montagem, e também são encontradas em muitas unidades fabris.
O cenário industrial brasileiro está passando por uma verdadeira transformação, tendo na automação industrial a base para muitos investimentos.
Dessa forma, estima-se que os gastos no setor alcancem a marca de US$ 214 milhões, um crescimento de 17% em relação ao ano anterior, segundo estimativas do Instituto de Desenvolvimento Corporativo do Brasil (IDC).
Portanto, este avanço reflete o crescente interesse das empresas em incorporar tecnologias que otimizem os processos produtivos.
Além disso, o conceito de Indústria 5.0 tem tudo para ganhar espaço, aumentando ainda mais a colaboração entre humanos e máquinas (robôs).
Combinando tecnologias como IoT (Internet das Coisas), IA, robôs colaborativos e manufatura aditiva, os processos de fabricação se tornarão mais sustentáveis e inclusivos.
No entanto, o Brasil ainda terá que superar alguns desafios para se equiparar a líderes globais no setor, como Alemanha, Japão e Estados Unidos.
Logo, um destes desafios é a necessidade de aumentar (ainda mais) o investimento em automação, permitindo a evolução do setor no país.
A falta de mão de obra qualificada é outro problema. A automação deve ser vista como uma ferramenta para aumentar a eficiência e reduzir custos. Para isso, é preciso formar profissionais capacitados para operar e continuar a desenvolver novas soluções.
Contudo, o panorama da automação industrial no Brasil é positivo e representa uma oportunidade para modernizar o setor, aumentar a eficiência produtiva e se posicionar competitivamente no mercado global.
Como você acompanhou, o cenário da automação industrial no Brasil tem tudo para contribuir com a conquista de ótimos resultados para a indústria, mesmo diante dos desafios.
Então, para fazer parte desse panorama de evolução, acompanhe todas as etapas realizadas pela indústria. E se isso for realizado de modo remoto, melhor ainda.
Essa é uma possibilidade quando os sensores estão conectados a um computador que aponta os alertas de lembrança de atividades (agendamento), riscos de inconsistências nas máquinas, entre muitas outras informações.
Nesse sentido, a Elektra é a parceira ideal da indústria. Reunimos uma vasta experiência na automação industrial de diversos processos industriais.
As soluções em automação que oferecemos atendem todo tipo de segmento, com destaque para:
As válvulas eletrônicas são equipamentos de alta performance. Quando aplicadas, elas permitem que o sistema trabalhe sem superaquecimento. Assim, garantem um bom funcionamento do evaporador.
A aplicação de controladores com algoritmos inteligentes para controle de racks, condensadores e unidades condensadoras da Elektra proporcionam mais economia de energia elétrica e o bom funcionamento do sistema.
Essas soluções também impactam positivamente na diminuição de paradas e intervenções para manutenção das máquinas, principalmente dentro do segmento de refrigeração industrial.
A estratégia de controle variável de compressores e condensadores, feita pelos inversores de frequência, oferece muitas vantagens em termos de economia de energia.
Do mesmo modo, a aplicação se paga em menos de dois anos após a instalação. Esse modelo de controle estabiliza as temperaturas e reduz perdas térmicas. Portanto, facilita a regulagem das válvulas.
No entanto, vale destacar que a escolha de dispositivos de automação industrial deve sempre ser realizada por profissionais qualificados e com experiência no setor de atuação da empresa.
Por isso, nós da Elektra recomendamos que é preciso contar com um especialista que possa fazer o diagnóstico apurado da sua indústria e indicar os equipamentos de automação industrial necessários.
Continue acompanhando o blog da Elektra e acompanhe as soluções mais inteligentes de automação industrial para sua empresa.
Rua Itajaí, 3255
Bairro Vorstadt - Blumenau/SC
(47) 3308-5250 - Blumenau
(47) 3308-5250 - Chapecó
Rua Edith de França Alves, 424
Bairro Santo Inácio - Curitiba/PR
(41) 3272-1652 - Curitiba
(41) 99196-1348 - Curitiba
Elektra Ltda | CNPJ: 11.051.258/0001-33