A automação industrial surgiu da necessidade de alinhar as etapas de produção do setor, de modo a oferecer mais qualidade, padronização e produtividade na linha produtiva.
A automação industrial surgiu da necessidade de alinhar as etapas de produção do setor, de modo a oferecer mais qualidade, padronização e produtividade na linha produtiva.
Com técnicas personalizadas na fabricação e uso de dispositivos automatizados, é possível atender os objetivos comerciais, sem perder de vista a segurança dos funcionários e do meio ambiente.
Para que você compreenda as vantagens da automação industrial, elaboramos um artigo com informações relevantes e alguns exemplos de sucesso. Continue conosco e fique atualizado
O que é automação industrial?
Inicialmente é preciso esclarecer que a automação emprega um mecanismo de maquinário específico, auxiliado por operadores humanos, para executar diferentes tarefas. No caso da indústria, a mecanização é realizada por uma série de comandos lógicos de programação e maquinários altamente tecnológicos.
A título de informação, a palavra Automação é constituída pelos termos Auto (automático) e Matos (mover), significando “auto ditando” ou “um mecanismo que se move por si só”. Sendo assim, a automação industrial se refere ao uso de tecnologias e dispositivos de controle automático, na operação e controle de processos industriais.
É importante destacar que os resultados da automação industrial são altamente positivos, mas, precisam do controle e monitoramento de operadores capacitados. Ou seja, os procedimentos disponibilizados padronizam a qualidade dos serviços e melhoram a performance do trabalho executado pelos funcionários.
Quais as principais vantagens da automação industrial?
Como explicado anteriormente, a automação industrial tem o objetivo de potencializar a produção das indústrias, por meio da padronização digital do funcionamento das máquinas. Dessa maneira, vamos elencar cinco vantagens de automatizar a linha de produção da sua empresa, acompanhe:
Redução dos custos
Os custos operacionais são um dos pontos de maior atenção das organizações, por isso, é necessário investir em uma gestão eficiente e que acompanhe todas as etapas operacionais de produção. Esse trabalho é aperfeiçoado pela automação industrial que atua de modo a identificar problemas com desperdícios de insumos, energia elétrica e retrabalho.
Aumento da produtividade
A maioria dos sistemas de automação industrial permitem que o trabalho seja realizado 7 dias por semana, 24 horas sem interrupção. Desse modo, os processos se tornam mais produtivos e quando se trata de ações repetitivas, liberam os funcionários para atuarem em situações mais estratégicas.
Alta performance
Outra vantagem importante da automação industrial é colaborar para eliminação do erro humano, impactando na qualidade dos produtos fabricados. Com uma programação correta e sem interrupções externas, é possível definir o tempo de funcionamento, pausa e finalização.
Precisão nos resultados
O princípio de funcionamento da automação é baseado na integração e conectividade das informações. Sendo assim, quanto mais precisos forem os comandos, mais precisos serão dados obtidos e implementados na melhoria do trabalho diário.
Segurança industrial
A segurança das operações também são ampliadas com a automação, garantindo maior proteção dos trabalhadores que atuam em áreas perigosas e com riscos de acidentes. A título de exemplificação, os sensores térmicos verificam continuamente as temperaturas da área de produção, identificando qualquer pico de temperatura e emitindo um alerta.
Do mesmo modo, as linhas de produção e o chão de fábrica são monitorados, em relação a eventos de acústica, tempo, frequência, pressão do óleo, entre outros. O alerta emitido pelo sistema de automação pode evitar: curtos-circuitos, incêndios, vazamento de produtos químicos e quebra de máquinas.
Monitoramento remoto da produção
Tão importante quanto integrar os processos, reduzir custos e oferecer maior segurança aos funcionários e prédio da empresa é ter a possibilidade de acompanhar todas as etapas dos serviços, de modo remoto.
Isso é possível quando os sensores são conectados a um computador que aponta os alertas de lembrança de atividades (agendamento), riscos de inconsistências nas máquinas, entre outras informações.
Nesse sentido, a Elektra reúne experiência na automação industrial de diversos segmentos econômicos. As soluções oferecidas atendem as principais vantagens apontadas no presente artigo, contudo, vamos apresentar alguns dos mais solicitados pelo mercado:
Troca de válvulas de expansão termostáticas por eletrônicas
As válvulas eletrônicas são equipamentos de alta performance, de modo a permitir que o sistema trabalhe sem superaquecimento, garantindo assim, um bom funcionamento do evaporador.
Utilização de controladores inteligentes nas casas de máquina
A aplicação de controladores com algoritmos inteligentes para controle de racks, condensadores e unidades condensadoras proporcionam mais economia de energia elétrica e o bom funcionamento do sistema. Também impactam positivamente na diminuição de paradas e intervenções para manutenção das máquinas.
Aplicação dos inversores de frequência
O controle variável de compressores e condensadores feito pelos inversores de frequência é muito vantajoso em termos de economia de energia. Do mesmo modo, a aplicação se paga, em menos de dois anos de uso. Esse modelo de controle estabiliza as temperaturas e reduz perdas térmicas, facilitando a regulagem das válvulas.
Portanto, se você tinha alguma dúvida sobre as vantagens da automação industrial, agora pode ter mais subsídios para uma tomada de decisão que revolucionará a linha de produção do seu negócio.
No blog da Elektra você tem acesso a informações atualizadas sobre os serviços de automação.
Rua Itajaí, 3255
Bairro Vorstadt - Blumenau/SC
(47) 3308-5250 - Blumenau
(47) 3308-5250 - Chapecó
Rua Edith de França Alves, 424
Bairro Santo Inácio - Curitiba/PR
(41) 3272-1652 - Curitiba
(41) 99196-1348 - Curitiba
Elektra Ltda | CNPJ: 11.051.258/0001-33