Projetos / Cases

Estudo Danfoss mostra que gestão adequada da pressão gera redução considerável de custos

Economia de energia é um dos tópicos mais falados ultimamente na tentativa das empresas diminuírem gastos e serem mais sustentáveis, consequentemente obtendo maior lucro.

A dinamarquesa Danfoss, multinacional referência no fornecimento de equipamentos para Automação e Refrigeração, divulgou em junho de 2018 em seu site oficial um estudo que confirma que a gestão adequada da pressão em sistemas hidráulicos e fornecedores de água traz redução de energia. O artigo traz também as práticas adequadas e quais são as vantagens que o cliente vai obter ao utilizar tais recomendações em seu sistema.

Não controlar a pressão em seu sistema pode causar diversos problemas como:

  • Consumo desnecessário de energia;
  • Desperdício de água por vazamentos e/ou uso de quantidades desnecessárias;
  • Impactos da água por conta de picos de pressão, que podem danificar os canos;
  • Altos picos de pressão podem passar despercebidos devido a frequência limitada no monitoramento da pressão;
  • Bombas podem trabalhar à vazio se a pressão não for monitorada e controlada;
  • O sistema fora pode causar prejuízos devido a manutenções urgentes, que são mais caras.

Ao longo de todo o ciclo da água, a pressão tem um papel vital em garantir um fornecimento eficiente. Esse estudo provou como instalações próprias podem reduzir perda desnecessária de água e energia, evitando gastos que se convertem em números expressivos no final da conta. Grande parte das redes de distribuição de água possuem pressão maior que o necessário, e isso é uma constante em mudança em todo mundo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O estudo foi realizado em 112 zonas de pressão em 10 países diferentes, e revelou que em média, a pressão nas tubulações foi reduzida em 38% após o uso de equipamentos mais adequados e com a gestão e monitoramento corretos.

 

Os vazamentos de água também tiveram redução de 38% (mais de um terço), além de aumentar a vida útil das tubulações – com redução dos erros e reclamações. Ao mesmo tempo, o consumo de energia caiu em média, cerca de 30%, o que trouxe uma grande redução de custos para as concessionárias de água expostas ao estudo.

[...]a pressão nas tubulações foi reduzida em 38% após o uso de equipamentos mais adequados e com a gestão e monitoramento corretos.

Recomendações do estudo sobre a gestão adequada da pressão:

É crescente o número de OEMs e instalações que usam Transmissores de Pressão, Pressostatos e Inversores de Frequência para aumentar a performance nas aplicações, bombas e sistemas de bombas de reforço, e por isso recomenda-se que o planejamento da infraestrutura inclua sempre um plano de gestão eficiente da pressão.

Transmissores de Pressão e Inversores de Frequência Danfoss são peças-chave para a economia de energia e redução do desperdício de água ao longo do ciclo da água. Grande parte dos sensores Danfoss são usados para abastecimento de água e distribuição. Contudo, sensores Danfoss também tem papel importante no tratamento de água de resíduos.

Os Sensores de Pressão Danfoss têm papel importante na agricultura, onde são usados para irrigação. Também são muitos utilizados nas indústrias, nos sistemas de bombas de reforço. E finalmente, uma boa parte dos sensores são usados em estruturas comerciais e prediais para controlar a pressão da água. Com menos pressão no sistema, o fluxo pode reduzir expressivamente o desperdício de água e tornar o abastecimento mais eficiente.

Ao fazer a gestão da pressão no seu sistema, você:

  • Reduz a perda de água por vazamentos;
  • Tem menor risco de fortes impactos de água na tubulação;
  • Possui menor tempo de inatividade e interrupções por problemas;
  • Garante um risco mínimo de contaminação da água;
  • Gera economia de energia;

Pode ser relativamente custoso para fornecedores de distribuição de água colocar transmissores longe do sistema hidráulico, já que eles precisam de eletricidade e conexão de dados. Por isso, algumas instalações de água preferem Transmissores de Pressão alimentados por bateria com sinal wireless.

Porém, para evitar que as baterias acabem rápido, os transmissores ficam configurados para enviar sinais de dados apenas duas ou quatro vezes por hora. O problema com essa forma de coleta é que os picos principais de pressão no sistema passam sem serem monitorados, podendo causar estragos caso nenhuma medida seja tomada a tempo. Cada vez mais instalações de água percebem que Transmissores Eletrônicos de Pressão com monitoramento em tempo real permitem ação instantânea, e que esses transmissores se pagam ao longo do tempo, mesmo que o investimento inicial pareça ser mais elevado.

Cada vez mais instalações de água percebem que Transmissores Eletrônicos de Pressão [...] se pagam ao longo do tempo, mesmo que o investimento inicial pareça ser mais elevado.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da gestão e monitoramento da pressão no seu sistema, está na hora de conhecer um pouco mais sobre os Pressostatos e Transmissores de Pressão da Danfoss e seus recursos diferencias. Se você enxerga que pode aprimorar o sistema de pressão da sua empresa, porém precisa de auxílio, fique à vontade em entrar em contato com a Elektra e conversar com um de nossos engenheiros, que irão entender sua estrutura e lhe recomendar a melhor solução.

 

Leia mais

Elektra, distribuidora autorizada Danfoss, abre filial no Estado do Paraná

O atendimento especializado na área de engenharia e automação industrial sempre foi um dos diferenciais competitivos da Elektra: com uma mão de obra altamente treinada e certificada pela própria fabricante dos equipamentos, o atendimento ao cliente fica mais satisfatório, as soluções oferecidas ficam mais robustas e a qualidade geral do serviço prestado se eleva.

Não é apenas fornecendo produtos - e produtos referência no mercado - que a Elektra se tornou Distribuidora Autorizada nacional de fabricantes líderes como a Danfoss e ebm-papst. Foi através do atendimento com expertise na área, prestado pelos nossos técnicos e engenheiros, que passamos a entregar ao cliente não apenas produtos, mas soluções completas e rentáveis, com suporte técnico dos vendedores durante todo o período de estudo das aplicações e suas necessidades.

Foi através do atendimento com expertise na área [...], que passamos a entregar ao cliente não apenas produtos, mas soluções completas e rentáveis...

A partir de uma crescente demanda da região paranaense e diversas solicitações por parte dos clientes, a Elektra decidiu expandir sua estrutura comercial, de fornecimento e suporte técnico para a região. Portanto, é com satisfação que a Elektra anuncia sua nova unidade de atendimento: a Filial Paraná!

Localizada na Rua Edith de França Alves, n° 424 - bairro Santo Inácio, em Curitiba, a Filial foi inaugurada para estar mais próximo aos nossos clientes da região, possibilitando um atendimento personalizado e mais ágil na distribuição dos produtos. 

Essa nova unidade irá possibilitar a estocagem local de produtos, permitindo pronta-entrega no estado de diversas linhas de equipamentos. A Filial também irá dispor de uma equipe de Assistência Técnica Autorizada para atender exclusivamente o estado.

Conheça mais sobre a história e os serviços da Elektra no site: elektra.net.br

Você pode entrar em contato diretamente com a Filial Paraná pelo telefone (41) 3272-1652 ou através dos e-mails vendaspr@elektra.net.br | assistenciapr@elektra.net.br

Leia mais

Elektra realiza treinamento na Casan em inversores de frequência Danfoss

Visando capacitar seus colaboradores na operação dos inversores de frequência lá instalados, a CASAN - Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - acionou nosso serviço de Treinamento, que foi ministrado para as unidades de Chapecó, Criciúma, Rio do Sul e Florianópolis. Veja o case:

A Companhia Catarinense de Águas e SaneamentoCasan – é uma empresa responsável pelo atendimento de 195 municípios em Santa Catarina. Fundada em 1970, possuem várias instalações espalhadas pelo estado e um complexo sistema de automação e controle para assegurar a distribuição segura, eficiente e ininterrupta de água para a população.

Dessa forma, fica visível a necessidade da Casan em investir constantemente em tecnologias que suportem sua grande demanda de operação. Mas não é apenas comprando bons equipamentos que se garante uma boa eficiência: é preciso também investir em quem vai operar todas essas máquinas. Com tamanho compromisso entre Casan e as quase duzentas cidades atendidas, a mão de obra altamente qualificada é imprescindível.

[...] não é apenas comprando bons equipamentos que se garante uma boa eficiência: é preciso também investir em quem vai operar todas essas máquinas.

Dado esse cenário, a Elektra foi acionada para ministrar treinamentos em inversores de frequência para as unidades de Chapecó, Criciúma, Rio do Sul e Florianópolis. O foco foi o VLT® AquaDrive FC202 da Danfoss – equipamento totalmente dedicado a funções de bombeamento. O objetivo era capacitar e/ou reciclar os técnicos e colaboradores sobre as funcionalidades gerais e específicas do drive e a sua correta operação nas condições ambientes.

Primeiramente foi realizada a apresentação teórica completa do AquaDrive e suas principais funções, como suas opções de derating (auto ajuste de velocidade) por temperatura ou por torque, o controle em cascata, a detecção de bomba seca, o backup cinético, suas proteções contra descargas atmosféricas e surtos de corrente e a redução do conteúdo harmônico, por exemplo.

O drive também está disponível em todos os graus de proteção até o IP66. Depois, a teoria foi colocada em prática utilizando nossa bancada didática, construída exclusivamente para treinamentos e demonstrações. Por fim, nossos engenheiros verificaram os inversores já instalados nos locais e fizeram os ajustes que fossem necessários.

 

Tudo foi organizado de modo a maximizar o aprendizado: os treinamentos foram divididos em grupos de poucos integrantes, para que todos tivessem a devida atenção. Na oportunidade nossos técnicos visitaram a barragem de São Bento e a ETA de Criciúma para verificar o parque de inversores e soft starters Danfoss que estão lá instalados.

 

Ao final do treinamento, um Manual foi elaborado especialmente para o cliente, contendo todas as informações passadas em treinamento e instruções sobre as aplicações verificadas. Dessa forma, fica mais fácil manter o controle sobre o desempenho de seus equipamentos e qualificação de seus colaboradores.

[...] um Manual foi elaborado [...] contendo todas as informações passadas em treinamento e instruções sobre as aplicações verificadas.

A equipe da Elektra é composta por técnicos e engenheiros com anos de experiência em campo e com vários treinamentos e capacitações em seus currículos, essencial na formação do know-how que hoje possuem. Sabemos da importância de se investir na eficiência do material humano de uma empresa, por isso disponibilizamos, dentre outros serviços, o treinamento em inversores de frequência, sempre ministrado por um técnico ou engenheiro autorizado Danfoss.

Leia mais

Por que o VLT® AquaDrive é o melhor inversor para sistemas de bombeamento?

Após serviço em uma Companhia de águas e Saneamento, nosso engenheiro pôde observar na prática os motivos pelo qual o inversor de frequência Danfoss VLT® AquaDrive FC202 é amplamente recomendado para sistemas de bombeamento. Acompanhe os diagnósticos:

Um dos pontos mais fortes da Elektra é a parceria que temos com nossos fornecedores - em especial a Danfoss. Isso porque além da confiança e do profissionalismo, fornecem um produto de muita tecnologia e qualidade, no qual fica fácil e prazeroso desenvolver projetos em cima deles.

Em um serviço numa companhia de águas e saneamento, um de nossos engenheiros realizou manutenção preventiva em alguns inversores de frequência Danfoss da linha VLT® Aqua Drive FC202 - equipamento dedicado para aplicações em sistemas de bombeamento. Limpamos e envernizamos as placas eletrônicas, limpamos o dissipador, fizemos backup e revisão da parametrização assim como do histórico de alarmes.

Durante o serviço nosso engenheiro pôde presenciar o funcionamento de uma das funções mais interessantes desse equipamento e que é muito utilizada como argumento de venda:

As aplicações eram os pressurizadores de rede, conhecidos também como “boosters”. Em um dos boosters em que fizemos a manutenção preventiva, o sistema de ventilação do quadro elétrico estava totalmente obstruído, fazendo com que a temperatura do inversor de frequência se elevasse ao limite. As 09:00h, quando abrimos o quadro, a temperatura ambiente na cidade estava em torno de 20°C e não havia sol, mesmo assim a temperatura do dissipador do inversor já estava em 80°C.

O responsável técnico do cliente estava acompanhando os serviços junto de nosso engenheiro e ficou espantado ao descobrir que o sistema de ventilação estava obstruído, pois o inversor nunca havia desarmado por causa da elevada temperatura. Foi nesse momento em que pudemos apresentar uma das melhores funcionalidades do VLT® FC202: as funções de “derate automático”.

O responsável técnico do cliente [...] ficou espantado ao descobrir que o sistema de ventilação estava obstruído, pois o inversor nunca havia desarmado por causa da elevada temperatura.

As funções de derate automático fazem a adaptação da frequência, do chaveamento e da tensão de saída do inversor de maneira que garanta o melhor funcionamento possível da bomba. A corrente de saída, temperatura do dissipador e tensão no link DC são mantidos dentro dos limites aceitáveis. Assim, a operação é possível mesmo em condições menos favoráveis, como:

  • Desbalanceamento ou falta de fase de alimentação
  • Alta temperatura do dissipador do inversor
  • Corrente de saída elevada
  • Condição de demanda de água muito alta

Além do “derate automático”, o VLT® Aqua Drive FC202 também possui vantagens como filtros de RFI e harmônicas, funções de controle de pressão e nível otimizadas e pré-configuradas para sistemas de bombeamento. A IHM é gráfica, em português e com a descrição dos parâmetros. A tecla “info” descreve as funções e alarmes detalhadamente, evitando a necessidade contínua de consulta ao manual, economizando tempo.

A partir desse serviço nosso cliente pôde entender exatamente porque é mais vantajoso utilizar um inversor desenvolvido para atender aplicações específicas da sua área de atuação, como é o caso do VLT® AquaDrive FC202 para sistemas de bombeamento. 

 

Leia mais

Supermercado em SC economiza energia com solução da Elektra

Após reclamar de picos de corrente que estavam prejudicando a rede elétrica, o Supermercado Atacadista Unibox recebeu solução personalizada da Elektra que, além de resolver o problema, gerou economia de energia na aplicação. Conheça a solução:

O Supermercado Atacadista Unibox, presente em algumas cidades do Vale do Itajaí, procurou a Elektra devido à problemas com os acionamentos dos compressores de refrigeração de sua unidade em Indaial/SC. Os picos de corrente nas partidas estavam prejudicando a rede elétrica e, principalmente, o gerador de energia.

A solução apresentada pela Elektra foi a aplicação de inversores de frequência da linha VLT® Refrigeration Drive com grau de proteção IP55, podendo serem aplicados diretamente na parede, sem necessidade de montagem de painel.

Os picos de corrente nas partidas estavam prejudicando a rede elétrica e, principalmente, o gerador de energia.

Além de eliminar os picos de corrente nas partidas e corrigir o fator de potência, os inversores permitem a aceleração e desaceleração do compressor. Desta forma, o controle é feito através da modulação de velocidade, fazendo com que o consumo de energia seja sempre adequado a carga térmica necessária nas câmaras, balcões e ilhas dentro da loja.

Feito isso, a vida útil dos equipamentos aumenta devido ao correto ajuste de operação e a aplicação economiza energia. Alexandre Feiber, gerente operacional da Unibox, validou a solução no local e acrescentou que foi bem atendido pela nossa equipe – feedback que, obviamente, nos deixa muito felizes.

Alexandre Feiber, gerente operacional da Unibox, validou a solução no local e acrescentou que foi bem atendido pela nossa equipe.

O inversor aplicado foi o VLT® RefrigerationDrive FC103 da Danfoss, que é dedicado para sistemas de refrigeração e possuí funções próprias para acionamento de compressores e condensadores. Saiba um pouco mais sobre ele em nosso site.

 

Leia mais

Diga o que você precisa

Nosso time é feito por técnicos e engenheiros muito experientes. Vamos te ouvir e oferecer a melhor solução custo-benefício.